Pérola: um acessório que nunca sai de moda
Seja em qualquer estação do ano, evento e até mesmo look, a pérola está sempre presente. Um clássico que nunca sai de moda, as pérolas são sinônimo de beleza, elegância e charme. O encanto pelas peças vem de muito tempo atrás. As pérolas são pedras preciosas biológicas, ao contrário das pedras tradicionais que são encontradas na natureza e lapidadas, as pérolas já “surgiram" prontas.
A pérola
A pérola é o resultado de uma mecanismo de defesa do molusco a um invasor. Isso ocorre quando um grão de areia ou algum microrganismo entra na concha, o que causa uma irritação nesta região e como proteção, o molusco produz uma camada conhecida como nácar que fica em volta deste microrganismo ou sedimento, soldando-o na concha.
Tipos de Pérola
Pérolas Cultivadas: São criadas a partir do homem, onde ele faz a introdução de uma pequena conta feita da concha do mexilhão ou pedaço de madrepérola. Os moluscos são criados em “fazendas de pérolas” de águas doces ou salgadas, locais específicos para produção de pérolas.
Pérolas Naturais: São criadas sem a intervenção humana, formam-se naturalmente nos moluscos dos oceanos. São muito raras e apenas testes onerosos e específicos conseguem detectar a diferença entre pérolas cultivadas das naturais.
Pérolas Mabe: Trata-se de uma pérola blister cultivada sólida. Esse tipo de pérola é baseada na formação de blister e é criada a partir da separação do manto da ostra e, depois, fixação de núcleos com formato especial (oval, gota, coração). A ostra então retorna ao mar para que a secrete material perlífero para envolver esses corpos estranhos.
Pérolas Barrocas: São chamadas dessa forma todas as pérolas sem forma geométrica definida, não atingindo o mínimo de 75% de esfericidade. Podem ser de água doce ou salgada, naturais, cultivadas ou falsas, disponíveis em muitas cores e tamanhos.
Pérolas Arroz: São miúdas, podendo ser redondas ou compridas, lembrando um grão de arroz. Crescem dentro dos órgãos reprodutores da ostra. É mais comum na China, e é cultivada em água doce, rios e lagos.
Pérolas Sintéticas: Possuem o núcleo de plástico, ou de vidro em alguns casos, que é coberto por um composto feito a partir do pó da parte interna da concha da ostra. São peças produzidas com auxílio da tecnologia, por isso possuem um formato redondo perfeito.
Experimente combinar os brincos de pérola com outras peças, compondo um look despojado e ao mesmo tempo elegante. Por serem acessórios clássicos, a sua versatilidade permite que seja usado em conjunto com outras joias, como gargantilhas e pulseiras. Considerada uma gema orgânica que simboliza paz e pureza, e por ser uma joia sem muitos detalhes, o brinco de pérola nunca sai de moda e é um acessório usado há muito tempo.
O colar de pérolas é um grande clássico da moda, e está presente em sua versão mais clássica até as mais modernas. Um belo colar com pérolas é um investimento para o resto da vida. Você pode usar um colar tradicional feito com as gemas praticamente idênticas, ou pode apostar em misturar todos os tamanhos em uma única peça.
As pulseiras de pérola são acessórios charmosos, elegantes e versáteis. Vão bem com vários estilos sem nunca sair do tom, pérolas nunca saem de moda e são um luxo em qualquer ocasião.
Se você quer incrementar seu porta joia com brincos, colares e pulseiras de pérola diferenciados, conheça a aba de pérolas da Fabiana Haverroth Acessórios e encontre diversas opções lindas.